5 vantagens da fibra ótica que você ainda não conhece ainda

5 vantagens da fibra ótica que você ainda não conhece ainda

A fibra ótica é um meio de transmissão comumente usado em redes de dados; É constituído por um fino fio de material transparente (vidro ou plástico), através do qual são enviados impulsos de luz que representam os dados a transmitir. Podemos considerar isto como uma das principais vantagens da fibra ótica.

A fonte de luz que navega através dela, geralmente é o laser ou um LED e é justamente isso que facilita grande parte das vantagens da fibra ótica que veremos a seguir.

Esta tecnologia é cada vez mais utilizada no mundo das telecomunicações, pois permite enviar uma enorme quantidade de dados em alta velocidade (semelhante ao rádio e superior ao cabo convencional) independentemente da distância.

Com o passar dos anos, tornou-se o meio de transmissão por excelência, pois é imune a interferências. E além disso, temos visto isso há alguns anos em redes residenciais com diferentes operadoras com pacotes tv net e voz.

Às vezes pensamos que a fibra ótica tem um percurso curto de apenas uma década, mas foi em 1970 quando foi desenvolvida a primeira peça, e em 1972 foi feita a primeira transmissão de informações nos Estados Unidos por esse meio.

Foi na década de 80 que o sistema se aperfeiçoou e começou a ser implantado em escala internacional.

As 5 principais vantagens que a fibra ótica nos oferece

São várias as vantagens que uma alta cobertura de fibra proporciona. A seguir, analisaremos em detalhes como o mundo da informática, telecomunicações, segurança e tecnologia revolucionou nos últimos anos:

1. Boa largura de banda

A largura de banda é a primeira coisa que vemos quando contratamos um provedor de fibra ótica. Refere-se à quantidade de informações que podem ser enviadas na mesma unidade de tempo.

Se, por exemplo, eles estivessem conectados a uma rede com ou sem fio, muitos equipamentos ao mesmo tempo obteriam uma velocidade menor para cada um deles.

Por outro lado, com a fibra ótica, mais equipamentos poderiam ser conectados sem notar qualquer limitação na velocidade da internet.

É um sistema de cabeamento de cobre, pode ser alcançado com alguma dificuldade, uma velocidade de apenas 100Mb/s para redes amplas como uma área residencial, enquanto um de fibra ótica pode chegar a 10Gb/s muito mais facilmente, e cada vez mais surgem novas fórmulas para multiplicar sua velocidade com esta tecnologia.

Isso tornou possível fazer upload e enviar informações de alta qualidade de forma imediata, sem a necessidade de esperar muito tempo, o que melhorou a experiência de muitos usuários que trabalham diariamente com material digital pesado que está localizado na cloud.

2. Transmissão de dados de baixa latência

A latência de transmissão de dados de fibra é muito mais rápida do que em outros sistemas. Isso implica, é claro, uma conexão à Internet muito mais ágil, possibilitando não só fazer streaming de vídeos sem cortes, mas também a possibilidade de jogar em streaming ou até ver futebol online.

Aproveite e conheça nosso plano streaming

3. Uma das vantagens da fibra ótica mais marcante: Não há interferência

Ao contrário de outras redes sem fio que são mais vulneráveis ​​a outras ondas do meio, como aquelas emitidas ao ligar um micro-ondas ou subir em um elevador, as redes de fibra ótica não estão expostas a interferências eletromagnéticas.

Isso ajuda a evitar problemas de lentidão, de cortes de conexão e até mesmo de cruzamento de conversas por telefone, o que pode prejudicar gravemente a privacidade do usuário.

4. Melhor qualidade de imagem e som

Quando por motivos de trabalho, por exemplo uma empresa, deve realizar teleconferências frequentes e em tempo real, a fibra ótica permitirá melhorar a qualidade dos formatos de vídeo e som, evitando cortes ou deterioração da imagem.

Isto também pode ser aplicado ao usuário comum, que também faz ligações VoIP gratuitas com sua família ou amigos ou joga videogame online, pois permite que se realizem essas funções de forma contínua e sem cortes na qualidade.

Isso significa que apesar de ter que arcar com o preço da contratação de um serviço com essas características, podemos usufruir de outros benefícios gratuitos que isso oferece.

5. Melhor segurança na rede

A segurança da Internet é um dos tópicos que mais preocupa especialistas em segurança cibernética e usuários comuns nos dias de hoje. Na fibra ótica, é muito mais fácil detectar tentativas de intrusão, tornando mais difícil roubar ou intervir nas transmissões de dados.

É por isso que ao longo desses anos a fibra ótica se tornou a preferida de empresas e pessoas, pois alcançam melhor qualidade e segurança do que se utilizassem outras ferramentas diferentes.