fbpx
Conectividade: uma necessidade do produtor rural brasileiro

Conectividade: uma necessidade do produtor rural brasileiro

Você sabia que em 2020, 24,20% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil veio do agronegócio? Além disso, segundo estudo do SEBRAE em parceria com outras duas empresas, para 61% dos entrevistados, a falta de conectividade para o produtor rural brasileiro é um dos maiores problemas.

Por isso, a conectividade é uma necessidade do produtor rural brasileiro.

A princípio, a internet é usada pelos agricultores para:

  • Contratar serviços;
  • Pesquisar preços de insumos;
  • Mapeamento da lavoura e planejamento de atividades;
  • Pesquisar sobre agricultura.

Isso apenas no âmbito profissional e sem abranger tudo que um produtor rural faz através da conectividade com a internet.

Entre outras atividades, o produtor rural também:

  • Usa redes sociais;
  • Utiliza aplicativos de mensagens.

Nesse sentido, eles utilizam por exemplo, o Facebook e o WhatsApp para obter ou divulgar informações sobre suas propriedades, comprar insumos e também realizar vendas relacionadas à sua produção.

O problema da falta de conectividade para o produtor rural

Embora os produtores rurais estejam cada vez mais engajados com a internet, ainda há barreiras.

Um dos maiores problemas é a falta de conexão de qualidade na zona rural. No entanto, tecnologias como a internet via satélite são promissoras para os produtores rurais.

A internet via satélite é uma solução de baixo custo, com alta qualidade de conexão para os produtores rurais. Porém, na mesma pesquisa do SEBRAE, é notado que 41% dos entrevistados desconhecem as tecnologias recentes de solução para conectividade. Nesse sentido, muitos desconhecem a internet via satélite e seus benefícios.

Também de acordo com o levantamento, 40,5% dos agricultores usam a internet para atividades de compra e venda, seja por mídias sociais ou marketplace, que é uma forma de comércio online mediado por uma empresa. Desse modo, são lojas virtuais.

A demanda aumentou ainda mais por conta da pandemia do Coronavírus. A perda por lojas físicas chegou a quase 70%, mas já foi recuperado 30% por conta das soluções da internet.

Outro problema verificado é a falta de investimento dos agricultores para ter acesso às novas tecnologias e falta de capacidade dos usuários para utilizar a internet como meio de expandir a produtividade.

Um ponto importante é mostrar ao produtor rural brasileiro que existe a internet via satélite e outro ponto é ensinar o agricultor a usar a tecnologia ao seu favor.

Portanto, primeiro é necessário divulgar que existe a internet via satélite. Depois, o produtor rural pode aprender a utilizar as ferramentas ao seu favor, para expandir seu negócio além das lojas físicas.

Atualmente, essa é uma demanda que surgiu com a pandemia. Porém, claramente vai ter impacto no futuro.

Como a internet via satélite é a solução?

A internet via satélite chega nas áreas rurais e soluciona o problema de conectividade para o produtor rural brasileiro. Através da HughesNet, o produtor só precisa de um modem, um roteador e uma antena.

Problemas como chuvas e vento forte não alteram a conexão via satélite. Ela mantém a qualidade, estabilidade e segurança.

Além disso, também é instalado o roteador para dar conectividade Wi-Fi por toda a residência do agricultor.

Através do nosso blog, o agricultor aprende mais sobre conectividade, suas oportunidades com a internet via satélite e tudo o mais que ele precisar, até informação para hora do lazer, como o consumo de dados ao assistir Netflix.

Portanto, além de levar internet de qualidade para a casa do agricultor, a HughesNet também está focada em resultados: levar conhecimento para que o produtor rural brasileiro só tenha resultados positivos.

Planos HughesNet

WhatsApp

Quero Assinar! 

Precisa de ajuda? Converse conosco