fbpx
Quais são as diferenças entre Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Quais são as diferenças entre Giga, Mega, Kbps e Mbps?

Qual a diferença entre Giga, Mega, Kbps e Mbps? Se você utiliza bastante a internet, já ouviu falar delas.

Não se preocupe mais, agora você vai entender.

A diferença de Bit e Byte

Em suma, hoje em dia sites e aplicativos utilizam a medida byte, sendo assim, arquivos como fotos, vídeos e musicas também são mensurados através desta medida.

Já a velocidade de sua internet é quantificada em bits por segundo, sendo calculada em tempo.

Sobretudo, o que causa confusão ao contratar um plano de internet é a colocação da abreviação "Mega" em vez de Mbps na descrição dos planos.

Mbps é a unidade que calcula a velocidade de internet. Portanto, Mbps significa “Megabits por segundo” e está relacionada à velocidade de sua internet.

A velocidade MEGAA da internet são apresentadas nos planos disponíveis, que é uma abreviação.

As unidades de armazenamento Mega e Giga

MB e GB são unidades de medida para o cálculo de espaço de armazenamento de equipamentos eletrônicos. São resultados das abreviações de megabyte e gigabyte. Também conhecidas como “MEGA” e “GIGA”.

Dessa forma, gigabyte e megabyte são conjuntos de muitos bytes.

As unidades de velocidade Mbps e Kbps

É importante você entender principalmente o termo de Mbps ao contratar qualquer plano de internet, mesmo se for para sua internet móvel, ou seja, 4G e 5G.

Conforme foi exemplificado, Mbps é uma medida de velocidade da sua internet, também chamada de “Mega”. É Dessa forma que aparece em seu plano de contratação de internet.

Por exemplo, a HughesNet tem planos de 10, 15, 20 e 25 Mega. Isso significa Megabits por segundo.

Já Kbps também é uma medida de velocidade de internet, porém utilizada no passado quando a internet possuía baixa capacidade lenta. 1 Kbps significa 1000 bits por segundo.

Como entender a velocidade de sua internet

Como já colocado, Mbps (Megabits por segundo) tem a abreviação nos planos de internet como “Mega”.

Nos planos de HughesNet também estão citados:

  • Velocidade de download;
  • Velocidade de upload.

Para entender o que é velocidade de download e velocidade de upload clique aqui. Assim, você também entenderá o motivo da velocidade de upload sempre ser menor do que a de download.

Para entender sobre franquia principal e franquia extra é necessário sobretudo entender o que é pacote de dados dentro de seu plano.

O pacote de dados é a quantidade de informações que você poderá enviar e receber mensalmente dentro do plano contratado. Portanto, não tem a ver com velocidade, mas sim com capacidade de envio e recebimento de dados.

  • Franquia principal:

 Nos planos da HughesNet você pode ter uma franquia principal de 10, 15, 20, 30 ou 40 Giga. Ou seja, você pode enviar e receber a quantidade de dados estabelecido no plano dentro de um determinado período (planos Dia ou Noite). Depois, o consumo vai para sua franquia extra.

  • Franquia extra:

Franquia extra é a franquia consumida fora do período determinado para a franquia principal. Nos planos HughesNet elas são de 20, 30 e 40 Giga.

A franquia extra é excelente para empresas e escritórios de advocacia, por precisarem de mais internet.

Resumindo a diferença entre Mega, Giga, Mbps e Kbps:

Megabytes e Gigabytes são medidas de armazenamento de um aparelho. Então, elas também podem ser descritas como MG e GB.

Mbps e Kbps são medidas de velocidade. Portanto, elas significam megabits ou kilobits por segundo, sendo que essa segunda é uma versão mais lenta e não tão utilizada hoje em dia.

Por fim, ficou mais simples agora? Você já tem todas as informações que precisa para contratar seu plano HughesNet! Você já entende o que é sua franquia principal, sua franquia extra e a sigla “Mega” (que é Mbps). Além disso, sabe a diferença entre Mega, Giga, Kbps e Mbps.

Entre em contato conosco:

Planos HughesNet

WhatsApp

Quero Assinar! 

Precisa de ajuda? Converse conosco