A pandemia do Covid-19 transformou nossa realidade, nossa rotina e nossos hábitos. O interessante é que a internet influenciou positivamente nessa nova realidade. Atualmente a internet é um serviço essencial. Principalmente para a modalidade de trabalho home office, para o ensino remoto e até para o lazer. Nesse sentido, por conta do isolamento social, ter internet de qualidade virou sinônimo de qualidade de vida durante a pandemia.
A internet é um serviço essencial?
A internet é um serviço essencial. Segundo a medida provisória nº 926/20 para o enfretamento do Covid-19, os serviços essenciais não podem ser interrompidos. Em suma, o objetivo é não parar o fornecimento de insumos e materiais fundamentais para:
- Sobrevivência da população;
- Saúde da população;
- Abastecimento;
- Segurança da população.
Entre esses serviços está a internet, além de outros como geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Portanto, dentro da medida provisória, a internet é um serviço que não pode parar durante a pandemia.
Como a internet está sendo utilizada durante a pandemia?
Um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em 2020, com empresas de todos os portes, revelou que 46% das empresas adotaram o modelo home office de trabalho durante a pandemia.
Contudo, apesar das dificuldades de implantação e aquisição de equipamentos inicial, para 50% das empresas a experiência do home office foi positiva e superou as expectativas. 44% revelou que o resultado foi mediano.
Já o MEC (Ministério da Educação) decretou que as aulas do ensino básico até o superior devem continuar de modo remoto, como ensino a distância, até 31 de dezembro de 2021.
Um artigo no site Canaltech revelou que com o fechamento das opções de lazer dos brasileiros durante a pandemia do Covid-19, o entretenimento online passou a ser uma alternativa de lazer.
Consequentemente, plataformas de streaming como Netflix, Amazon Prime e Globo Play estão sendo muito acessadas. Além disso, lives musicais, de palestras, debates e outros também se popularizaram. Logo, plataformas de vídeo e live streaming cresceram 66%. E não é só isso. As pessoas estão mais online em suas atividades, até em consultas com médicos.
As atividades que mais aumentaram seus serviços online foram:
- Compras online;
- Delivery;
- Uso de aplicativos de mensagens;
- Consumo de vídeos e músicas;
- Entre outros.
Em suma, no novo cenário, ter internet é investir em uma boa qualidade de vida durante o isolamento social.
Nesse sentido ter internet no smartphone, no tablet, no notebook, no computador de mesa, na televisão e em outros aparelhos que acessam a conexão é garantir trabalho, estudo e lazer na pandemia.
Quais são as maiores dificuldades encontradas?
A utilização da internet no Brasil aumentou na quarentena. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de junho de 2020, o consumo aumentou de 40% a 50%.
No entanto, com o aumento do consumo de internet, as pessoas perceberam problemas também.
Entre os problemas encontrados, são mais relevantes:
- A velocidade de download caiu;
- O plano contratado às vezes não é o ideal para as atividades que as pessoas da moradia estão realizando;
- Sites podem ter sobrecarga de acessos.
Por isso é essencial ter um plano contratado que atenda às suas necessidades. Dependendo das atividades que você faz conectado à internet e de quantas pessoas estão conectadas ao mesmo tempo, pode trazer problemas de conexão e uma experiência ruim com a conectividade.
Principalmente nesse período de pandemia em que a internet é uma das ferramentas mais importantes para trabalho, estudo, lazer, consultas médicas, conversas, compras, visualização de redes sociais, entre outros.
É importante investir em uma internet estável, segura e de qualidade. Mesmo que você more em um lugar afastado, que não oferece conexão via cabo, existe a internet via satélite.
A internet via satélite é uma boa opção?
Em primeiro lugar, o consumo de internet subiu e as atividades online também. Então, para garantir estabilidade, segurança e qualidade de internet, você também precisa de Wi-Fi. Isso vai garantir que aparelhos portáteis e mais pessoas de sua casa se mantenham conectados.
Através da contratação de um plano de internet via satélite, você tem a instalação do roteador para usufruir do Wi-Fi.
A qualidade da internet via satélite é comparável à qualidade da internet via cabo de óptica. Portanto, você não precisa se preocupar com isso.
Antes de tudo, a internet via satélite da HughesNet mantém assistência técnica 24 horas para você. Desse modo, você nunca vai precisar se preocupar se algo der problema. A equipe da HughesNet vai resolver.
Aproveite e conheça nosso plano:
Não tem cobertura de internet via cabo onde você mora? Venha para a Hughes Net.