fbpx
Internet via satélite ou 4G: qual é a melhor tecnologia para zona rural?

Internet via satélite ou 4G: qual é a melhor tecnologia para zona rural?

Qual é a melhor tecnologia a ser utilizada em zonas rurais: Internet via satélite ou 4G?

Venha entender as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas duas redes e descobrir qual é a melhor opção para quem mora longe dos centros urbanos.

Como funciona a internet 4G?

A internet 4G é um tipo de conexão móvel, a mais comum até hoje. Com isso, a velocidade máxima pode alcançar até os 150 Mbps, ou seja, 10 vezes mais rápido que o 3G, que alcança a velocidade máxima de 7 Mbps.

Primeiramente, para navegar com o 4G, você precisa encontrar um lugar que tenha cobertura dessa tecnologia e possuir um plano de qualquer operadora que ofereça o serviço. Além disso, você também precisa ter um celular smartphone 4G. Os celulares comercializados recentemente já possuem essa tecnologia.

Algumas vantagens do 4G:

  • Conexão mais rápida;
  • Maior qualidade;
  • Cabos de fibra ótica.

Já as desvantagens do 4G são:

  • Celular que não suportam a tecnologia;
  • Não é acessível em áreas rurais e cidades afastadas de centros urbanos.

Apesar de ter ótimas vantagens, o 4G não alcança todas as regiões do país, mostrando-se falha nesse ponto, já que não tem cobertura em zonas rurais ou áreas mais distantes de grandes centros urbanos.

Ou seja, não é aconselhável viajar, morar e até mesmo trabalhar longe porque você pode ficar sem sinal 4G.

Como funciona a internet via satélite?

A internet via satélite é semelhante as tecnologias de banda larga, visto que também oferece taxas de transferência de dados tanto para o recebimento quanto para o envio (conexão bidirecional).

A diferença é que os dados não são transmitidos através de cabos e sim via satélite, com uma velocidade maior, com conexão direta à antena que o cliente HughesNet tem em casa. A antena é fornecida na contratação de dos nossos planos HughesNet de acordo com o contrato.

Hoje em dia existem satélites que estão disponíveis com dedicação somente para a comunicação e transferência de dados em banda Ka. Essa característica faz com que a velocidade e a qualidade da conexão tenham um diferencial e se mantenha segura.

Além disso, a internet rural via satélite é um serviço que oferece alta tecnologia, é fácil de instalar e não precisa daquele monte de cabos. Essa rede é super eficaz e consegue solucionar o problema da falta de conexão em áreas afastadas dos grandes centros.

Algumas vantagens da internet via satélite:

  • Acessível em zonas rurais e cidades afastadas de centros urbanos
  • Internet com velocidade rápida
  • Conexão estável
  • Fácil instalação
  • Internet se mantém durante chuvas

Para utilizar essa rede de conexão, é necessário um aparelho que realize a conversão do sinal de internet via satélite em dados para os dispositivos. Ao utilizar banda larga por satélite, você vai precisar de dois aparelhos: um que converte o sinal e outro que faz a propagação pela sua residência, além da antena parabólica.

Qual é a melhor: internet 4G ou via satélite?

Uma breve comparação é capaz de mostrar que a internet via satélite possui uma eficiência muito semelhante ao 4G, com a diferença bônus de alcance às regiões mais afastadas.

Sendo assim, não há dúvidas que a internet via satélite para zona rural é melhor do que o 4G para utilização residencial.

Existem diversos fatores que favorecem essa vitória, uma delas é que a internet via satélite é capaz de alcançar lugares onde o 4G não chega. Além disso, ela também oferece uma conexão mais estável para o cliente. Isso favorece o uso da rede para trabalho ou entretenimento.

Mesmo em dias chuvosos ou nublados, a internet via satélite não sofre com oscilações em sua rede, mantendo uma conexão estável, já que o sinal do satélite não passa por interrupções ou alterações durante o processo de transmissão.

A internet rural via satélite tem apresentado tanta eficiência que o seu alcance já chegou até mesmo na região amazônica brasileira. Essa chegada aconteceu porque lá não tem cabo nem fibra óptica para instalar outro tipo de internet.

Levando em consideração todos os fatores que envolvem o acesso às tecnologias atuais em zonas mais distantes de grandes centros, a melhor escolha é um plano HughesNet.

Onde contratar internet via satélite?

Você pode contratar o Planos HughesNet para ter internet via satélite em sua casa. Na HughesNet você encontra diversos pacotes e pode escolher o que melhor se encaixa em sua rotina.

Não precisa de muito para ter internet via satélite, você só vai precisar de uma antena (semelhante a uma antena de TV por assinatura), que a HughesNet fornece na contratação de um dos nossos planos, de acordo com o contrato, e um modem.

A princípio, a HughesNet é líder mundial em seu serviço de internet via satélite, com uma das melhores opções disponibilizadas atualmente. Além disso está no Brasil desde 1968, oferecendo alternativas via satélite desde 2003, a HughesNet é uma empresa norte-americana de alta tecnologia, pensando sempre nos melhores benefícios para os clientes.

Os planos ofertados variam de acordo com a necessidade de cada usuário.

Para quem escolhe um dos planos da HughesNet, você pode contar com o serviço de conexão Wi-Fi (sem fio). Também ganha o modem e roteador. Com esses aparelhos, o cliente pode ter acesso a internet em mais de um dispositivo ao mesmo tempo e com muito mais mobilidade. Afinal, eles estarão independentes de cabos e fios.

Os usuários da HughesNet contam com uma das melhores assistências técnicas, disponíveis 24 horas por dia para resolver possíveis problemas em sua rede de internet via satélite.

Entre em contato conosco:

WhatsApp

Chat online
Precisa de ajuda? Converse conosco!