fbpx
O que é internet banda larga?

O que é internet banda larga?

Em conexões de internet via cabo (ADSL ou fibra óptica) bem como internet via satélite utiliza-se a expressão "banda larga". Mas o que realmente é banda larga? Internet via satélite é banda larga?

Anteriormente, a conexão de internet era feita através da dial-up (conexão discada) de banda estreita, sendo assim, esse tipo de conexão é muito lenta quando comparada à atual banda larga. 

A conexão discada utilizava a rede pública de telefonia para estabelecer conexão com um provedor, através de um número de telefone. Porém, com a conexão discada, o recebimento e envio de dados eram lentos, além disso gerava-se cobranças por tempo de conexão.

A banda larga utilizada atualmente, é uma conexão veloz e permanente entregue através de cabos, celular, fibra óptica, ADSL e satélite.

As velocidades mínimas da internet banda larga variam de acordo com cada lugar do mundo.  A maior diferença entre a conexão discada e a banda larga é a rapidez, além de outros fatores.

Além disso, o usuário escolhe o melhor plano de internet com a velocidade que atende suas necessidades de lazer, trabalho, estudo ou outros e paga mensalmente por isso.

O surgimento da internet banda larga no Brasil

Os grupos Telemar e Brasil Telecom se juntaram no lançamento do IG (Internet Group), no dia 9 de janeiro de 2000, e desde então se tornaram o primeiro provedor de acesso gratuito à internet.

No ano seguinte, a IG ofereceu serviços de banda larga fixa em parcerias com operadoras de telefonia. A IG cobrava apenas uma taxa mensal pelo sinal da internet, em vez do usuário pagar pelo tempo conectado à internet.

Assim, com o sucesso que foi, concorrentes surgiram cada vez mais. Hoje, a maioria dos provedores de internet utilizam os serviços de banda larga, inclusive a internet via satélite.

Como funciona a internet banda larga?

O serviço de banda larga não precisa de uma linha de telefone fixo para funcionar. Sendo assim, é necessário apenas um cabo ligado com a rede de transmissão.

A internet da banda larga não utiliza uma linha telefônica como canal entre o computador e o servidor de internet, mas divide a linha em muitos canais diferentes. As informações passam em fluxos paralelos por esses diferentes canais.

Também temos as bandas largas móveis. Elas se conectam por ondas de rádios digitais, que são os dados móveis de 3G, 4G ou até mais.

Já a internet via satélite funciona da seguinte maneira: ela se conecta aos pontos em órbita e provedores de banda larga sem fio utilizando transmissões Wi-Fi de longo alcance.

Banda larga fixa 

Computadores de mesa e às vezes notebooks utilizam banda larga fixa, que funciona por meio de cabos, sendo ADSL ou fibra óptica. 

A princípio, o fio é ligado à rede de distribuição, na antena de captação e posteriormente, conecta-se ao modem roteador. Esse modem espalha o sinal para computadores ou aparelhos conectados à rede de internet com fio.

Portanto, a sua velocidade depende do plano contratado. Nesse tipo de serviço, o usuário paga mensalmente por uma velocidade de tráfegos de dados especifica, que funciona 24 horas por dia. 

Banda larga móvel 

A banda larga móvel é disponibilizada de duas formas:

  • Wi-Fi: É uma rede wireless (“sem fio”) que utiliza as ondas de rádio transmitidas através de um roteador. O roteador recebe os sinais de uma antena. Os sinais, recebidos pelos aparelhos, tais como, celulares, tablets e notebooks e transformam os sinais em dados. 
  • Rede de celular: Com o avanço da tecnologia, os celulares agora têm duas linhas. Uma é para as ligações telefônicas e a outra para receber os dados móveis de internet.

Vantagens da internet banda larga

  • A conexão é constante, 24 horas por dia;
  • A velocidade, como já foi frisado acima, é muito maior; 
  • Você pode utilizar a internet para entretenimento, trabalho, aprendizado, tudo ao mesmo tempo;
  • Atividades como baixar arquivos, utilizar programas, assistir filmes, vídeos, ouvir música e acessar a internet ilimitadamente, de acordo com o plano escolhido.

Esses benefícios não estavam disponíveis com a conexão discada, já que geravam-se cobranças por pulsos e exigia fazer conexão manual a cada ligação. Isso gerava instabilidade de velocidade e de qualidade na navegação.

Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2020, mostrou que 25% dos brasileiros (o que significa uma em cada quatro pessoas) não têm acesso à internet banda larga. 

O número é maior em áreas rurais, que chegam a 53,5% de falta de acessibilidade à internet. O que é considerado pelo IBGE como áreas rurais são aquelas que fazem da agropecuária uma fonte de renda. 

Isso ocorre porque a internet via fibra óptica não é uma opção viável para as operadoras nesses locais, por conta da estrutura para ter a conexão banda larga, o custo alto de implantação e de manutenção. Por isso, a internet via satélite banda larga é a opção ideal para quem precisa de internet, mas não tem a opção da fibra óptica ou ADSL.

Vantagens da internet via satélite 

A internet via satélite da HughesNet não precisa de infraestrutura no local para proporcionar acesso à internet nas áreas rurais. Além disso, o custo para o usuário é acessível, equiparando ao de um plano de fibra óptica ou ADSL.

Através da contratação de um dos planos, você tem:

  • Internet ilimitada

Mesmo após o consumo do seu limite de dados, sua internet não é bloqueada. 

  • Internet em qualquer lugar

Sua localidade não é um problema para ter a internet via satélite, já que a HughesNet atende onde provedores de internet a cabo ou ADSL não estão disponíveis ou apresentam limitações. 

  • Wi-Fi grátis

O roteador Wi-Fi é instalado para quem contrata o plano e tem garantia de três meses. 

  • Velocidade

A velocidade da internet via satélite é alta e eficaz, não importa quais são suas necessidades de uso. 

  • Assistência técnica de qualidade

Nossa assistência técnica funciona 24 horas e você é atendido rapidamente. 

  • Estabilidade

Como a conexão via satélite é estável, ela não vai oscilar com o tempo como ventanias e chuvas. 

Dessa forma, você sabe que sua internet via satélite é banda larga também e conta com todas as vantagens. Com internet via satélite você terá conexão rápida, estável e de qualidade, mesmo em lugares em que a internet via cabo não está disponível. 

Entre em contato com nossos especialistas e verifique qual é o melhor plano de internet via satélite banda larga para você.

Precisa de ajuda? Converse conosco