Quais são as plataformas de streaming e quais gastam mais internet?

Quais são as plataformas de streaming e quais gastam mais internet?

Primeiro vamos entender o que de fato são plataformas de streaming. Trata-se de uma transmissão digital de vídeo e áudio, de um servidor para um aparelho, como computadores, smart tv e celulares, de forma gratuita ou por assinatura, sendo utilizado em tempo real pelos seus usuários, onde muitos optaram por esse serviço, com o objetivo de assistir em tempo real.

As informações são enviadas em pequenos pacotes para usufruir de maneira instantânea. Mudando o comportamento, onde muitos deixaram de assistir a  televisão aberta, desde que exista conexão com a internet, tendo então acesso a diversos conteúdos digitais.

O fato é que passamos horas navegando na rede, e as plataformas de streaming ganham cada vez mais notoriedade na vida dos consumidores, podendo ser usado de maneira fixa ou móvel, com garantia de alta qualidade a seus usuários.

Quais são as principais plataformas de streaming?

Hoje existem várias opções de plataforma de streaming  para usufruir de horas de entretenimento e diversão online, acompanhar a sua série favorita e ver o filme de lançamento do ano. Algumas opções que estão disponíveis no mercado de serviços streaming são:

  • Netflix;
  • Crackler;
  • Telecine Play;
  • Youtube;
  • Globo Pay;
  • Spotify;
  • Apple Música;
  • Amazon Prime Video e muitas outras…

Qual é a plataforma de streaming com mais assinantes no Brasil?

A plataforma de streaming com mais assinantes no Brasil, de acordo com dados de 2023 e 2024, é a Netflix, com uma média de 50,6 milhões de usuários únicos por mês.

Em segundo lugar, está o Globoplay, com 18,1 milhões de usuários únicos por mês, seguido pelo Amazon Prime Video, com 14,6 milhões de usuários únicos por mês.

Vale destacar que, em termos de penetração, ou seja, a porcentagem da população que assina ou já assinou algum serviço de streaming, a Netflix ainda se mantém na liderança, com 92% dos entrevistados em uma pesquisa recente apontando-a como a primeira opção.

No entanto, outras plataformas como Disney+ e HBO Max estão crescendo rapidamente e conquistando cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

Algumas razões para a popularidade da Netflix no Brasil:

  • Conteúdos originais de alta qualidade: A Netflix investe pesado na produção de séries e filmes originais, muitos deles aclamados pela crítica e pelo público.
  • Grande variedade de gêneros: A plataforma oferece uma ampla variedade de conteúdos para todos os gostos, desde dramas e comédias até reality shows e documentários.
  • Interface amigável e fácil de usar: O aplicativo da Netflix é intuitivo e fácil de navegar, o que torna a experiência do usuário muito agradável.
  • Preços competitivos: Os planos da Netflix são considerados acessíveis pela maioria dos consumidores brasileiros.

Outras plataformas de streaming populares no Brasil:

  • Globoplay: Oferece um catálogo com novelas, séries, filmes, programas de TV e conteúdo infantil da Globo e de outras emissoras brasileiras.
  • Amazon Prime Video: Incluído na assinatura Amazon Prime, o Prime Video oferece séries originais premiadas, filmes de Hollywood e produções nacionais.
  • Disney+: Focado em conteúdo familiar, o Disney+ reúne filmes e séries da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic.
  • HBO Max: Conta com um catálogo extenso de séries de sucesso da HBO, filmes da Warner Bros. e produções originais.

A escolha da melhor plataforma de streaming depende das suas preferências pessoais e do seu orçamento.

No link abaixo falamos mais sobre o Streaming Netflix, se consome ou não muita Internet.

Netflix consome muita internet? Descubra aqui!

Rotear internet do celular para tv gasta muito?


Rotear a internet do celular para a TV
pode ser uma solução prática para acessar conteúdo online na sua televisão, mas é importante estar ciente do consumo de dados móveis.

Fatores que influenciam o consumo de dados:

  • Qualidade do vídeo: Assistir a vídeos em alta definição (HD) ou 4K consome mais dados do que vídeos em resolução padrão.
  • Tempo de uso: Quanto mais tempo você usar a internet roteada, mais dados serão consumidos.
  • Outras atividades: Se você estiver usando o celular para outras atividades ao mesmo tempo que está roteando a internet, como navegar na web ou baixar arquivos, o consumo de dados será ainda maior.

Estimativa de consumo:

  • Em média, assistir a um vídeo em HD por uma hora pode consumir entre 300 MB e 1 GB de dados.
  • Um filme em 4K pode consumir até 7 GB de dados.
  • Portanto, se você rotear a internet do celular para a TV com frequência e assistir a vídeos por longos períodos, pode ultrapassar facilmente a franquia do seu plano de dados.

Dicas para reduzir o consumo de dados:

  • Reduza a qualidade do vídeo: Opte por assistir a vídeos em resolução padrão ou baixa definição.
  • Limite o tempo de uso: Estabeleça um limite de tempo para assistir a vídeos na TV.
  • Desative outros aplicativos: Feche todos os aplicativos que estejam usando dados no seu celular enquanto você estiver roteando a internet.
  • Utilize Wi-Fi quando possível: Se você tiver acesso a uma rede Wi-Fi, conecte a sua TV diretamente à rede para evitar o consumo de dados móveis.

Considere outras opções:

  • Internet via cabo: Se você tiver acesso a uma rede de internet via cabo na sua casa, essa é a melhor opção para ter uma conexão rápida e confiável na sua TV.
  • Internet via satélite: Se você não tiver acesso a internet via cabo, a internet via satélite pode ser uma alternativa para áreas rurais ou remotas.

Lembre-se de verificar os termos do seu plano de dados antes de rotear a internet do celular para a TV.

Mas afinal, plataformas de Streaming consome muita internet?

As principais plataformas de streaming que mais consomem internet são Netflix, Spotify, Amazon Prime Video e Youtube, serviços responsáveis pelo maior uso de internet no mundo. Tendo um alto investimento, contando com produções originais, downloads ilimitados, é fácil entender como essa ferramenta ganhou espaço no mercado do entretenimento, saúde e educação. 

E para quem passou a vida alugando filmes em locadoras, comprando CDs, aguardando passar os lançamentos na TV é difícil negar que sua praticidade e facilidade atrai, ficando difícil escolher outras opções, alcançando milhares de usuários todos os dias.

As vantagens de optar por plataformas de streaming são bem relevantes, tendo acesso a milhares de filmes e séries, lançamentos, milhares de músicas, dentre outros. Onde e na hora que quiser, havendo a necessidade e é o seu entretenimento favorito o consumo de internet não irá preocupar tanto assim.

Como funciona o consumo de Internet em Plataforma de Streaming?

Você sabe qual o consumo de internet as plataformas de streaming custam a cada clique? Diante dessa resposta vamos entender como funciona esse consumo.

Alguns fatores contribuem para o consumo, como qualidade de resolução em HD e 4K, já as resoluções mais baixas consomem menos. 

Um exemplo, na Netflix usando uma qualidade de imagem de 480p a 720p estará consumindo da sua internet algo entre 800MBs a 1,3GBs por hora. Se aumentar para 1080p a 4K o consumo de internet será de 1.9GB para mais por hora.

Esclareceremos melhor as principais dúvidas de consumo de Internet nas Plataformas de Streaming:

Qual é o consumo de dados transmissão ao vivo?

O consumo de dados em uma transmissão ao vivo consome 10 MB por minuto de live. Por isso, a recomendação é não utilizar internet móvel para fazer streaming, pois você pode gastar mais de 1 GB de dados com menos de 2 horas de transmissão ao vivo, opite por uma internet fixa.

Smart TV consome muita internet?

Smart tv consome muita internet sim, se você usa as principais plataformas de streamings, por diversas horas, que o mais comum, consumirá bastante internet.

Assistir TV no celular consome muita internet?

Quando você vê um vídeo online, seja Youtube ou algum streaming de TV online, estará usando por todo o tempo seu navegador e sua internet, seja 3G ou wifi, então consumirá muita internet.

Quantos megas uma TV Smart consome?

Para assistir aos vídeos em HD, o recomendável é a partir de 10 Mbps. Para programação ao vivo, a velocidade mínima é de 5Mbps. Para Smart TV, Apple TV e Android TV, a velocidade mínima para 4K é de 20Mbps e para HDR 30Mbps. Em base, irá consumir 3 Mb/s para vídeos em HD (720p) 5 Mb/s para vídeos em Full HD (1080p) 25 Mb/s para vídeos em UHD (4K).

Spotify consome muitos dados?

Uma dúvida muito comum é spotify gasta muita internet? Dados aproximados que no Spotify uma música consome de acordo com a qualidade que escolheu a música. Se ouvir uma música de 96 kbps, o consumo é de 0.72 MB por minuto, então, se está na dúvida se spotify consome muita internet, saiba que o consumo médio de uma música é de 2.88 MB no total.

Alguns sites que consomem muita internet no dia a dia:

O consumo pode variar de acordo com seu aparelho e a operadora de internet que possui.

Veja abaixo os principais aplicativos que mais consomem muita Internet no celular no dia a dia.

  • Aplicativos de bancos
  • Google Chrome
  • Twitter
  • Spotify
  • Waze
  • Instagram
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Netflix
  • YouTube

Por isso, dependendo da sua necessidade, se você utiliza com frequência as plataformas de streaming, criamos o plano ideal para streaming. Conheça melhor no botão abaixo:

Além do consumo, você pode usar métodos para economizar em consumo de internet, veja abaixo.

Como economizar o consumo de Internet?

Deixar de utilizar a plataforma de streaming não será uma opção, tendo em vista que seu consumo já virou parte da renda familiar, sendo seu principal lazer na pandemia em que enfrentamos atualmente, então vale destacar algumas dicas para economizar consumo de internet enquanto relaxa maratonando sua série favorita.

  • Opte por uma conexão fixa e ilimitada, onde saberá o seu consumo através dos planos de internet, algumas opções são banda larga, de fibra óptica, via rádio, poupando assim o consumo dos dados móveis. 
  • Desative a função em segundo plano, isso vai diminuir os gastos de internet no seu celular, para isso vá em configurações e clique em aplicativos ou apps, entre no aplicativo que quer desativar e em seguida em dados de internet, assim desativando essa opção irá economizar para futuros usos.
  • Outra dica também é verificar o plano de internet ou dados, faça sempre o teste de velocidade para checar se está tudo certo com seu plano contratado.
  • Utilize o modo de economia de internet, essa opção permite que vídeos ou fotos carreguem de maneira mais lenta, mas fique calmo, que não irá perder nenhum conteúdo, diminuindo os gastos de internet.
  • Tenha tempo para usufruir, de nada adianta ter assinatura e sem tempo para desfrutar do serviço, criando um gasto desnecessário e sem sentido.

Agora que estamos um pouco cientes do consumo que as plataformas de streaming utilizam, seus benefícios e vantagens, basta agora escolher qual o melhor se adequa a suas necessidades e preferências pessoais, levando em conta o seu custo benefício na hora de escolher. 

Para mais informações sobre a economia de internet para uso de plataformas streaming, ou um plano ideal para seu perfil.

Entre em contato e tire suas dúvidas, clique no botão a seguir: