Plataformas de streaming consomem muita internet?

Plataformas de streaming consomem muita internet?

Primeiro vamos entender o que de fato são plataformas streaming. Trata-se de uma transmissão digital de vídeo e áudio, de um servidor para um aparelho, como computadores, smart tv e celulares, de forma gratuita ou por assinatura, sendo utilizado em tempo real pelos seus usuários, onde muitos optaram por esse serviço, com o objetivo de assistir em tempo real.

As informações são enviadas em pequenos pacotes para usufruir de maneira instantânea. Mudando o comportamento, onde muitos deixaram de assistir a  televisão aberta, desde que exista conexão com a internet, tendo então acesso a diversos conteúdos digitais.

O fato é que passamos horas navegando na rede, e as plataformas de streaming ganham cada vez mais notoriedade na vida dos consumidores, podendo ser usado de maneira fixa ou móvel, com garantia de alta qualidade a seus usuários.

Hoje existem várias opções de plataforma de streaming  para usufruir de horas de entretenimento e diversão online, acompanhar a sua série favorita e ver o filme de lançamento do ano. Algumas opções que estão disponíveis no mercado de serviços streaming são:

  • Netflix;
  • Crackler;
  • Telecine Play;
  • Youtube;
  • Globo Pay;
  • Spotify;
  • Apple Música;
  • Amazon Prime Video.

As principais plataformas de streaming que mais consomem internet são Netflix, Spotify, Amazon Prime Video e Youtube, serviços responsáveis pelo maior uso de internet no mundo. Tendo um alto investimento, contando com produções originais, downloads ilimitados, é fácil entender como essa ferramenta ganhou espaço no mercado do entretenimento, saúde e educação. 

E para quem passou a vida alugando filmes em locadoras, comprando CDs, aguardando passar os lançamentos na TV é difícil negar que sua praticidade e facilidade atrai, ficando difícil escolher outras opções, alcançando milhares de usuários todos os dias.

As vantagens de optar por plataformas de streaming são bem relevantes, tendo acesso a milhares de filmes e séries, lançamentos, milhares de músicas, dentre outros. Onde e na hora que quiser, havendo a necessidade e é o seu entretenimento favorito o consumo de internet não irá preocupar tanto assim.

Plataformas de streaming consomem muita internet?

Mas, sabemos qual o consumo de internet as plataformas de streaming custam a cada clique? Diante dessa questão vamos entender como funciona. Alguns fatores contribuem para o consumo, como qualidade de resolução em HD e 4K, já as resoluções mais baixas consomem menos. 

Um exemplo, na Netflix usando uma qualidade de imagem de 480p a 720p estará consumindo da sua internet algo entre 800MBs a 1,3GBs por hora. Se aumentar para 1080p a 4K o consumo de internet será de 1.9GB para mais por hora. 

Plataformas streaming de músicas como Spotify e Apple Music não ficam para trás se consumidos em alta qualidade, em qualidade baixa 44MB, qualidade normal 75MB e em alta pode chegar a 118MB. Estamos falando da média, por isso essas informações podem ser alteradas conforme seu uso pessoal.

Como economizar o consumo de internet

Deixar de utilizar a plataforma de streaming não será uma opção, tendo em vista que seu consumo já virou parte da renda familiar, sendo seu principal lazer na pandemia em que enfrentamos atualmente, então vale destacar algumas dicas para economizar enquanto relaxa maratonando sua série favorita.

  • Opte por uma conexão fixa e ilimitada, onde saberá o seu consumo através dos planos de internet, algumas opções são banda larga, de fibra óptica, via rádio, poupando assim o consumo dos dados móveis. 
  • Desative a função em segundo plano, isso vai diminuir os gastos de internet no seu celular, para isso vá em configurações e clique em aplicativos ou apps, entre no aplicativo que quer desativar e em seguida em dados de internet, assim desativando essa opção irá economizar para futuros usos.
  • Outra dica também é verificar o plano de internet ou dados, faça sempre o teste de velocidade para checar se está tudo certo com seu plano contratado.
  • Utilize o modo de economia de internet, essa opção permite que vídeos ou fotos carreguem de maneira mais lenta, mas fique calmo, que não irá perder nenhum conteúdo, diminuindo os gastos de internet.
  • Tenha tempo para usufruir, de nada adianta ter assinatura e sem tempo para desfrutar do serviço, criando um gasto desnecessário e sem sentido.

Agora que estamos um pouco cientes do consumo que as plataformas de streaming utilizam, seus benefícios e vantagens, basta agora escolher qual o melhor se adequa a suas necessidades e preferências pessoais, levando em conta o seu custo benefício na hora de escolher.