fbpx
6 dicas para ser mais produtivo no home office

6 dicas para ser mais produtivo no home office

O IBGE mostrou em uma pesquisa de 2018 que 5,2% dos colaboradores brasileiros fazem jornada home office. Isso significa um total de 3,8 milhões de brasileiros.

A pandemia de Covid-19 fez o isolamento social ser necessário e às vezes, obrigatório. Por conta disso, o modelo híbrido de trabalho se mostrou eficaz. Esse modelo alterna dias de trabalho na empresa com home office. O percentual de colaboradores nesse modelo foi de 91% em 2020 segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH).

Algumas estatísticas do panorama do home office no Brasil

  • Um levantamento do instituto Ipsos em 2019 mostrou que trabalhar de casa é a opção ideal para 49% dos colaboradores que já possuem emprego e 55% para os desempregados.

O modelo de trabalho é almejado para ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Além disso, não ter que se deslocar até o ambiente de trabalho é um fator positivo.

Outro item de interesse no trabalho home office é a possibilidade de ter horário mais flexível. A possibilidade de ter renda extra também é uma vantagem.

  • Um levantamento da Owl Labs em 2019 mostrou que no modelo home office, os colaboradores trabalham mais, no entanto, 71% dos entrevistados estão felizes com seus empregos.

O estudo indicou também que a possibilidade de trabalhar de casa deixou os profissionais mais dispostos a continuar no mesmo emprego pelos próximos anos.

  • Outro dado importante veio de uma pesquisa realizada pela Pulses em 2020. O dado revelou que mesmo durante a pandemia do Covid-19, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos no modelo home office.

Esse modelo de trabalho permite aos profissionais trabalharem no seu próprio ritmo, organização e flexibilidade. Eles têm a possibilidade de fazer a gestão do seu próprio tempo e do seu ambiente de trabalho.

  • Um levantamento realizado pela empresa de consultoria BTA mostrou que na pandemia, o modelo home office se tornou o padrão para 43% das empresas no Brasil.

A transição para esse modelo foi devagar e complexo. Porém, cerca de 80% dos gestores estão satisfeitos com esse modelo de trabalho.

Pela análise desses dados, é possível entender que a pandemia do Covid-19 trouxe um novo panorama de trabalho home office para os brasileiros e tem se mostrado eficaz.

E como ser produtivo no modelo home office?

1 - Crie seu ambiente de trabalho

Você pode especificar um espaço da casa para fazer seu home office. Organize seus itens de trabalho e se certifique de ter tudo o que precisa no local, como material de papelaria, computador ou notebook e conexão de qualidade com a internet.
A conexão pode ser via cabo ou via satélite e você também deve ter o Wi-Fi disponível para não gastar dados móveis e usar o celular como ferramenta de trabalho também.

Caso o lugar que você reside não tenha opção de internet via cabo (ADSL ou fibra óptica), consulte nossas opções de internet via satélite.

Se mantenha conectado e disponível para que seus colegas, fornecedores, clientes e gestores possam entrar em contato com você.

É importante também dialogar com a família para que não haja distrações ou interrupções em seu horário de trabalho.

2 - Estabeleça horários para fazer sua jornada

É importante definir o horário de trabalho, para não trabalhar de menos ou exagerar no trabalho. Horários de pausa, almoço e lanche também são indicados.

Defina um horário de trabalho que concilie com as atividades da sua empresa. Dessa forma, você sempre poderá contatar seus colegas caso precise de alguma informação, documento ou até mesmo dúvidas sobre algo.

Caso isso seja irrelevante para você, estabeleça um horário que você consegue se concentrar e trabalhar melhor.

Você pode adaptar os horários de almoço, lanche e pausas para ficar com a família ou fazer tarefas domésticas, por exemplo. Também é essencial relaxar durante esses momentos.

3 - Organize sua agenda de trabalho

Estabelecer prazos e definir prioridades de acordo com quanto tempo cada tarefa demora para ser finalizada e qual é o prazo de entrega é essencial para sua organização no modelo home office.

Alinhe os prazos com clientes, colegas, gestores e outros envolvidos para que não haja problemas de comunicação ao cumprir as tarefas.

No dia anterior, faça um planejamento do dia seguinte. Se ocorrer algum imprevisto, esteja preparado para mudar algum compromisso ou renegociar prazos.

Risque de sua lista as tarefas já feitas, isso vai garantir produtividade no home office.

4 - Elimine as distrações

No momento de trabalho, aja como se estivesse no escritório. Fique focado e concentrado. Nada de deixar redes sociais abertas, televisão ligada, vídeos no Youtube ou até mesmo outras pessoas da família conversando com você.

Deixe a porta do seu ambiente de trabalho fechada.

Utilize as pausas para ter momentos de tranquilidade e lazer, além de possíveis tarefas domésticas.

Organize seus horários e você só terá mais produtividade com a flexibilidade proporcionada pelo home office.  

5 - Faça pausas

No trabalho home office, é fácil se desorganizar e assistir aquele vídeo engraçado ou parar para lavar a louça. Por isso, faça pausas agendadas ou quando sentir que está precisando.

Fique com a família, faça tarefas domésticas, veja o episodio de um seriado, faça uma caminhada, passeie com o bichinho de estimação. Vale tudo para você conciliar sua rotina doméstica com o home office, mas sem desorganização nos horários estabelecidos.

Dessa forma você será mais produtivo no home office.

6 - Hora de parar

É muito fácil continuar a trabalhar depois do horário em home office, mas não é aconselhável. Se você definiu um horário para trabalhar, cumpra sua jornada efetivamente e seja produtivo.

Depois, desligue todos os aparelhos, reorganize seu espaço de trabalho, liste as tarefas do dia seguinte e pare.

Não atenda mais demandas de outras pessoas (a não ser que seja uma emergência), desligue a mente do home office e descanse.

Um descanso pleno é essencial para ser mais produtivo. Não adianta passar do horário todos os dias se sua capacidade de concentração e produtividade cair por conta do cansaço.

Dessa maneira você poderá aproveitar o home office de maneira eficaz e ser produtivo.

Precisa de ajuda? Converse conosco