fbpx
Como funciona a internet via satélite?

Como funciona a internet via satélite?

A internet via satélite funciona sem precisar de uma grande estrutura no solo terrestre. Ela surgiu para suprir a necessidade de conexão em lugares em que a internet via cabo não chega. É o caso de cidades afastadas e áreas rurais. 

O que é a internet via satélite?

A internet via satélite é uma maneira de acesso à internet que disponibiliza altas taxas de transferência de dados. Portanto, a internet via satélite funciona como a maioria dos serviços de banda larga, ou seja, a transmissão por satélite serve para receber e enviar dados.

Outros tipos de conexão como via cabo e fibra óptica precisam de infraestrutura de rede terrestre. Sendo assim, elas possuem alto custo de implementação e manutenção. Já a internet via satélite funciona com apenas:

  • Uma antena;
  • Um modem;
  • Um roteador.

Como funciona a internet via satélite?

A HughesNet é uma provedora de internet via satélite. Essa provedora acessa o sinal de internet a partir de vários servidores de dados. 

Sendo assim, a HughesNet transmite os dados para uma estação central (que também pode ser conhecida como hub). Da estação central, o sinal é distribuído para sua residência e para a antena. Seu modem, que trabalha junto com um roteador sem fio, vira o ponto de conexão para todos os dispositivos que acessam a internet em sua casa. 

O modem se conecta por meio de um cabo curto à sua antena parabólica, instalada na parte exterior de sua residência. A antena inclui um rádio potente que é capaz de se comunicar com o satélite. 

Por isso, uma antena é colocada em sua casa pela HughesNet, para que ela permaneça sempre conectada ao satélite. Dessa forma, você tem conexão de internet permanente e com isso, não precisa ser movimentada por você depois de instalada. 

Na HughesNet, você encontra planos de até 25 Mega de velocidade.

É importante salientar que essa não é a tradicional conexão via rádio que sofre com instabilidades. A internet via satélite sofre menos interferências e oferece uma conexão estável e segura, mesmo no caso de ventania e chuva. 

O satélite que faz a sua conexão ser possível fica localizado a cerca de 35 mil km da superfície terrestre. Por isso, a internet via satélite dispensa grandes infraestruturas. Só é necessário a antena, o modem e o roteador. A instalação dos três equipamentos é feita quando você escolhe o melhor plano para você e contrata a HughesNet. 

4 mitos sobre a internet via satélite 

Os benefícios da internet via satélite são muitos, mas as pessoas ainda desconhecem a maioria. Entretanto, a internet via satélite é uma opção de qualidade como a internet via cabo de fibra óptica e até de redes celulares como 3G, 4G e o recém-chegado 5G. 

Por isso, aqui estão listados 4 mitos sobre a internet via satélite para você entender tudo que precisa!

Mito 1: Internet via satélite é tecnologia antiga

A internet via satélite foi uma das que mais evoluíram nas últimas décadas. Nesse sentido, os satélites estão levando banda larga para lugares remotos no Brasil e no mundo. Tanto que a HughesNet está presente em mais de 100 países. 

Mito 2: Internet via satélite é lenta

Antes de mais nada, a velocidade de sua conexão de internet via satélite depende do plano contratado. 

A HughesNet, por exemplo, oferece planos de 10, 15, 20 e 25 Mega de velocidade mesmo em locais mais remotos. 

Mito 3: A internet via satélite não funciona quando chove

Sobretudo, a internet via satélite funciona normalmente em dias de chuva ou em períodos em que o tempo está instável. 

Ainda assim, em caso de tempestades, a HughesNet pode aumentar a potência, mudar a modulação do sinal ou usar equipamentos de rede em solo para corrigir qualquer instabilidade que uma tempestade brusca pode causar na sua conexão de internet. 

Mito 4: Internet via satélite é só para zonas rurais

Uma grande demanda da internet via satélite no Brasil são sim as áreas rurais, entretanto, a internet via satélite alcança todas as regiões onde a conectividade é defasada. 

A internet via satélite funciona como solução para pequenas cidades que cercam os centros urbanos, onde não há mais alternativas com ótima velocidade e segurança. 

Essa modalidade de internet está se popularizando no Brasil. Ela é uma tecnologia essencial para quem não tem acesso a banda larga via cabo. 

A previsão é que a tecnologia só tenha crescimento e possa ser utilizada em casas, aviões e até embarcações marítimas. 

Mais sobre a provedora HughesNet

A HughesNet é líder mundial em serviço de internet via satélite.  Ela utiliza um satélite para fornecer a conexão, além disso, atua no Brasil desde 1968, com isso, seus serviços atualmente são fornecidos para:

  • Governo;
  • Empresas;
  • Residências.

No Estados Unidos, a HughesNet tem 50% de assinantes do mercado de internet via satélite. Portanto, ela é líder no segmento.

Sendo assim, um dos maiores objetivos do empreendimento é levar internet de qualidade para as pessoas. Assim, elas podem usufruir de uma conexão de internet rápida, segura e estável.  

Portanto, a HughesNet oferece soluções para empresas como operadoras, o agronegócio, educação, governo, indústria e varejo. Existem mais de 30 bases técnicas da HughesNet no Brasil e um Centro de Operações de Rede em Barueri, São Paulo. 

Entre em contato conosco para ter internet via satélite agora. 

Planos HughesNet

WhatsApp

Quero Assinar! 

Precisa de ajuda? Converse conosco