fbpx
Quer uma internet sem telefone fixo? Conheça as tecnologias disponíveis!

Quer uma internet sem telefone fixo? Conheça as tecnologias disponíveis!

Anteriormente, a conexão de internet precisava de um telefone fixo.  Ela não era nem banda larga. Mas, hoje, todos buscam por uma internet sem telefone fixo.

A conexão com telefone fixo era lenta se comparada às opções atuais. Além disso, a linha de telefone fixo ficava ocupada o tempo que estava conectado na internet. Portanto, isso inviabilizava fazer ligações e estar conectado ao mesmo tempo.

E quais são os tipos de conexões atuais de internet que não precisam de um telefone fixo? Confira todas elas agora.

Internet 4G

A sigla 4G caracteriza a quarta geração de conexão para telefonia móvel. A partir dela é que a maioria dos celulares se conectam a internet.

Além disso, muitas operadoras oferecem modens de internet móvel, que podem ser usados em notebooks, por exemplo, que também funcionam por meio de um chip 4G.

As vantagens do 4G incluem:

  • Internet mais rápida;
  • Sites são abertos com mais rapidez;
  • Possibilidade de chamadas de vídeo sem problemas;
  • Reprodução de vídeos e filmes em plataformas em alta definição de imagem;
  • Envio rápido de arquivos, como fotos, áudios ou vídeos.

Para ter acesso à conexão 4G, é preciso ter um plano pós-pago ou um chip pré-pago que inclua esse serviço. Além disso, também é necessário um smartphone que suporte a tecnologia 4G.

Quando utilizado em modens, também é necessário comprar o aparelho que comporte essa tecnologia.

Cada operadora disponibiliza um tanto de velocidade em variados planos de internet móvel. A velocidade do seu 4G vai variar, dependendo da:

  • Cobertura do seu aparelho;
  • Rede de sua operadora;
  • Quantidade de pessoas utilizando o 4G perto de sua localização.

A cobertura de internet 4G está principalmente nos grandes centros urbanos. Sendo assim, é necessário que você verifique se sua área tem essa cobertura. Em cidades afastadas e áreas rurais, é normal não ter cobertura para esse tipo de conexão.

Por isso, a internet via satélite é uma boa opção, já que também inclui Wi-Fi e dá a você a oportunidade de ter internet em seu celular ou outros aparelhos com a mesma velocidade e qualidade.

Internet de fibra óptica

A fibra óptica é um vidro fino e transparente. O funcionamento da fibra óptica tem como base a reflexão interna da luz. A luz é refletida para o núcleo da fibra, que pode ser propagada por longas distâncias.

Nesse sentido, a fibra óptica possui uma boa flexibilidade e são finos como fios de cabelo humano.

Para a conexão de internet, ela também não precisa de telefone fixo. Ela funciona da seguinte maneira:

  • A informação digital é transportada por meio da luz;
  • Os dados são transformados em impulsos de luz e enviados através dos cabos de fibra óptica;
  • Os impulsos de luz viajam por tais cabos;
  • A luz é convertida em dados elétricos para o aparelho conectado à internet, seja um computador ou um notebook. Esse receptor tem que ter um conversor com células fotoelétricas;
  • As células transformam a luz em impulsos elétricos novamente para que a rede funcione.

Ainda assim um cabo de fibra óptica pode levar milhões de dados sem perder nenhum no caminho.

As vantagens da internet de fibra óptica são:

Maior potência de sinal

Mesmo se você usar a internet via fibra óptica com um roteador para conexão Wi-Fi, não terá perda da qualidade do sinal.

Menor latência

Com a fibra óptica, você tem menos atrasos na transmissão de dados via internet. A redução da latência influencia diferentemente na qualidade e na velocidade de sua conexão. Portanto com fibra óptica você também tem mais estabilidade no uso da internet.

Imunidade a interferências eletromagnéticas

O sistema de tecnologia inferior que eram cabos de cobre eram sensíveis às interferências eletromagnéticas, como consequência de proximidade com dispositivos elétricos ou raios. A fibra óptica não tem esse problema, sendo assim, ela se mantém estável mesmo durante tempestades e situações adversas.

Transmissão mais segura

A internet fibra óptica é segura, porque os fios de cobre são facilmente acessados por hackers. Isso é muito mais difícil com a fibra óptica. A única maneira de penetrar em sua conexão é cortando o cabo.

Melhor custo-benefício

Os planos de internet de fibra óptica são tão acessíveis quanto planos de outras modalidades de internet sem telefone fixo. Contudo, pelas vantagens já citadas acima, o custo vale todos os benefícios que esse tipo de conexão oferece.

No entanto, não é em todos os lugares que a internet de fibra óptica está presente. Ela precisa de uma grande infraestrutura no solo terrestre, alto custo de implementação e de manutenção. Por isso, como a tecnologia 4G, esse tipo de conexão está mais presente em grandes cidades.

Todavia, isso faz com que pessoas que moram em lugares mais afastados ou em áreas rurais não tenham esse serviço disponível para contratar. Nesse sentido, a solução é a internet via satélite.

Internet via satélite 

A conexão via satélite também não precisa de telefone fixo. Ela funciona da seguinte forma:

  • O satélite se comunica com o servidor da HughesNet;
  • A central da HughesNet repassa o sinal para a casa dos clientes;
  • O cliente tem conexão segura, estável e de qualidade.

Dessa forma, para instalar a internet via satélite na sua casa é necessário apenas um modem, um roteador que vai gerar Wi-Fi e uma antena que não precisa ser movida após a instalação.

Por isso, se na sua localidade de moradia não tem internet 4G ou 5G nem internet via cabo de fibra óptica, você pode optar por internet via satélite.

Dessa forma Entre em contato conosco agora e conheça nossos planos!

Precisa de ajuda? Converse conosco