fbpx
Vantagens do Wi-Fi para quem contrata internet via satélite

Vantagens do Wi-Fi para quem contrata internet via satélite

Você já ouviu falar e já usou Wi-Fi, correto? Mas você sabe a história dessa tecnologia? Conhece as vantagens do Wi-Fi?

A HughesNet fornece serviço de internet via satélite para quem não tem a possibilidade de ter internet de cabo. Além disso tem outro benefício: o ponto de Wi-Fi também é garantido em nossos planos.

O surgimento da internet 

A internet surgiu com o nome de Arpanet nos Estados Unidos, no ano de 1969.  Arpanet é a sigla para Advanced Research Projects Agency Network, que significa em tradução para o português “Rede da Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas”. Esse órgão era ligado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. 

A Arpanet logo após, criada com o intuito de interconectar redes acadêmicas e mais tarde militares. Nesse sentido, o objetivo era que mesmo sob ataque, militares e cientistas conseguissem se comunicar durante a Guerra Fria. 

Antes de tudo, a Guerra Fria, por sua vez, foi um período após a Segunda Guerra Mundial de conflitos políticos e ideológicos entre a extinta União Soviética e os Estados Unidos. 

O uso da internet em âmbito mundial começou em 1982. Países como Suécia, Holanda e Dinamarca começaram a usar a rede, bem como o nome mudou para internet. 

Em 1987, o uso da internet deixa de ser simplesmente para meios acadêmicos e militares, além disso, seu uso comercial foi liberado nos Estados Unidos. 

Em 1992, empresas provedoras de acesso à rede surgiram. Com isso, na Europa criou-se a World Wide Web (WWW). 

A World Wide Web é uma série de regras para que os navegadores dos computadores possam acessar informações organizadas em sites, porém, na internet só era possível ler notícias e trocar mensagens.

Com a World Wide Web, as páginas podem ter imagens, vídeos, textos e outros recursos conectados uns aos outros. 

A internet passou também pela evolução de internet discada para conexão banda larga, mas ainda em cabos de cobre e posteriormente, a fibra óptica. 

E a internet via satélite?

O primeiro satélite que ofereceu banda larga foi o Spaceway lançado ao espaço em 1995.

Foi uma grande inovação para lugares que não têm acesso de internet via cabo ou a internet via rádio é insatisfatória, já que tem qualidade inferior.

A internet via satélite é ideal para quem vive longe dos centros urbanos.

Nesse sentido o sinal do satélite é convertido em sinal de internet através de modens e mini antena. com isso, a recepção e transformação dos dados ocorre de forma rápida.

A HughesNet é líder mundial em serviço de internet via satélite, além de também oferecer com os planos o Wi-Fi e suas vantagens.

O surgimento do Wi-Fi 

Wi-Fi é uma abreviação de wireless fidelity. Em tradução livre para o português significa “fidelidade sem fio”. A expressão se tornou sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que resumidamente é a possibilidade de conexão sem fio entre diversos aparelhos. 

O selo de Wirelles Fidelity, utilizado para definir a compatibilidade de aparelhos com a rede sem fio, criado com o intuito de definir os padrões que garantem a acessibilidade Wi-Fi para dispositivos de diferentes fabricantes. Pelo nome do selo, a conexão sem fio se popularizou como Wi-Fi. 

O começo de seu desenvolvimento foi em 1989. A Federal Communications Commission, órgão norte-americano que pode ser igualado no Brasil com a Anatel, autorizou a utilização de três faixas de frequências para criar a tecnologia Wi-Fi.

Ainda assim, após anos de desenvolvimento, o padrão IEEE 802.11 foi alcançado e é o utilizado até hoje. 

Wireless, em tradução para o português significa “sem fio”. Qualquer conexão que troca informação sem fio é wireless, como o Bluetooth, infravermelho e o próprio Wi-Fi.

Já Wi-Fi é um protocolo de internet sem fio que permite a conexão de aparelhos (computador, notebook, smartphone) na rede. 

A princípio, no ano de 2000 surgiram os primeiros locais públicos que disponibilizam conexão sem fio para os usuários. Portanto, eles permitiam o acesso à internet para os usuários que tinham aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Então, uma grande rede norte-americana instalou hotspots em seus restaurantes. Dessa forma, o padrão se popularizou de uma vez, não apenas em pontos comerciais. Locais públicos como bibliotecas e instituições de ensino também criaram hotspots. 

Principalmente com o sucesso dos smartphones, a conexão Wi-Fi só se popularizou mais, até chegar nas casas dos usuários. 

Como funciona e quais as vantagens do Wi-Fi 

O Wi-Fi converte os dados em ondas eletromagnéticas que se comunicam através do espaço. 

Portanto, ao invés de cabos e fios, a internet Wi-Fi permite a conexão entre dois pontos fixos. Então, um roteador conectado converte os dados em sinais e transmite por antena para os dispositivos conectados àquela rede. 

As vantagens da conexão Wi-Fi são inúmeras:

  1. Esse tipo de conexão permite que os usuários acessem a internet de praticamente qualquer lugar. 
  2. Através das redes públicas sem fio, os usuários podem acessar a internet em locais públicos com pouco ou nenhum custo.
  3. A infraestrutura para a conexão sem fio é simples, basta um ponto de acesso, ao contrário das redes de fibra óptica que precisam de cabos e fios. 
  4. O custo de implantação e manutenção é mais acessível. 
  5. Apresentar a mesma rapidez quanto a conexão de cabo. 
  6. O Wi-Fi permite a configuração de uma forma mais simples que a internet de cabo. 

Sobretudo as desvantagens da conexão de cabo incluem seus elevados custos de infraestrutura e manutenção.

Várias regiões do Brasil não possuem internet a cabo, dessa forma, existe a internet via satélite que também tem o benefício de oferecer Wi-Fi, por exemplo, ao contratar um plano da HughesNet de internet via satélite, você terá seu roteador e modem como parte do plano.

Assim, você poderá acessar a internet de mais de um aparelho ao mesmo tempo, além de contar com a mobilidade do Wi-Fi, além disso, terá todas as vantagens da conexão sem fio: sinal de internet rápido em todos os cômodos e ambientes da casa. 

Assim, entre em contato conosco agora para saber mais sobre os planos! Você só tem a ganhar com internet via satélite com as vantagens do Wi-Fi incluído. 

Planos HughesNet

WhatsApp

Quero Assinar! 

Precisa de ajuda? Converse conosco