fbpx
Internet Via Satélite x Internet Via Rádio

Internet Via Satélite x Internet Via Rádio

Os Meios de Acesso Rádio ou Internet via Satélite são aqueles que utilizam as redes baseadas em ondas eletromagnéticas. Este tipo de acesso à Internet pode ser utilizado tanto por usuário residenciais como por usuários corporativos.

A sua utilização tem crescido devido a facilidade de implantação dessas redes em locais onde não existe infraestrutura de cabos de cobre ou ópticos como zonas rurais e fazendas, pela disseminação das novas tecnologias de dados baseadas em redes celulares e em sistemas Wi-Fi.

Nos próximos parágrafos, destacaremos as principais diferenças entre elas.

Internet Via Rádio

Internet Via Rádio

O acesso da Internet Via Rádio é feito através da implantação de rádio enlaces entre o POP da operadora e o endereço físico do usuário final. Esses enlaces podem utilizar a configuração ponto a ponto, onde o sistema atende apenas um endereço físico, ou a configuração ponto multiponto, onde a partir de um mesmo ponto de origem podem ser atendidos diversos usuários finais em endereços físicos distintos ao longo da sua área cobertura.

Este tipo de acesso a Internet é considerado de banda larga. Devido a essa maior disponibilidade de banda, a Internet Via Rádio tem sido usada tanto por usuário residenciais como por usuários corporativos com o compartilhamento por mais de um computador, e até mesmo por redes de computadores de porte elevado.

Porém, empresas que oferecem conexão acima de 20 MB são raras e mais voltadas para o uso comercial. Para clientes residenciais, as velocidades mais comuns ficam entre 1 MB e 10 MB. Por isso, se você pretende fazer streaming ou download de arquivos muito pesados, a Internet via rádio pode não ser a mais indicada.

Internet Via Satélite

O acesso a Internet Via Satélite é feito através da implantação de antenas parabólicas de pequeno porte no endereço físico do usuário final. Essas antenas são alinhadas com o satélite geoestacionário utilizado pela operadora para prover o acesso à internet na sua área de cobertura. Além da antena, deve ser instalado também um CPE apropriado para o acesso via satélite.

Internet Via Satélite

Devido a maior disponibilidade de banda, a Internet Via Satélite tem sido usada tanto por usuário residenciais como por usuários corporativos com o compartilhamento por mais de um computador, principalmente em locais onde os outros tipos de rede não estão disponíveis, como por exemplo, fazendas e zonas rurais.

Precisa de ajuda? Converse conosco