fbpx
O que é velocidade de download e velocidade de upload?

O que é velocidade de download e velocidade de upload?

Você sabe o que é velocidade de download e velocidade de upload?

Quando você faz um teste de velocidade da sua internet, há três métricas que aparecem. São elas:

  • Velocidade de download;
  • Velocidade de upload;
  • Ping.

Nesse sentido, para entender se a sua internet está com velocidade adequada, é necessário entender melhor cada uma das métricas.

Esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas: o que é velocidade de download, o que é velocidade de upload e o que é ping.

O que é velocidade de download?

A velocidade de download mede a rapidez que sua internet leva para acessar e extrair dados para seu dispositivo, seja um computador, notebook, tablet, entre outros.

Uma velocidade de download de qualidade é necessária para assistir filmes em plataformas de streaming, carregamento de sites e vídeos em melhor qualidade online, por exemplo. 

Atualmente a velocidade de download é medida em megabytes por segundo (Mbps). Através de uma internet de cabo de fibra óptica ou internet via satélite, a velocidade de download é alta.

Nesse sentido, ao contratar um plano de internet via satélite da HughesNet é possível verificar quanto de velocidade de download é oferecido por cada plano, baseado no período em que você mais utiliza internet: de dia ou à noite. 

Portanto cada plano tem a velocidade necessária para seu período de maior uso da internet. 

Por exemplo, para a Netflix é necessária uma conexão de 3 Mbps em velocidade de download para assistir em qualidade padrão. Ainda assim, Já para a qualidade do filme em alta definição é necessário que a conexão seja de 5 Mbps. 

Já para assistir filmes em 4k, a Netflix recomenda conexões acima de 25 Mbps.

Para utilizar o Zoom, um programa de software de videoconferência, é recomendado uma velocidade de download de 1,2 a 3 Mbps.  

Para assistir vídeos no Youtube em qualidade de full HD, a melhor qualidade oferecida, você precisa de uma internet com 4Mbps de velocidade de download.

O que é velocidade de upload?

Velocidade de upload é a rapidez com que sua internet envia dados e informações para um servidor do seu dispositivo conectado à internet. 

A velocidade de upload é importante para fazer vídeo chamadas e jogar online, principalmente. 

A velocidade de upload também é medida em megabytes por segundo (Mbps). Geralmente, a velocidade de upload é menor do que a velocidade de download. 

Por que a velocidade de upload é menor do que a velocidade de download?

Isso ocorre porque a maioria das atividades que você faz na internet envolvem mais o download do que o upload. Ou seja, ouvir música online, assistir vídeos e filmes e abrir sites exigem mais download de dados do que upload, ou seja, são enviados poucos dados do seu dispositivo. 

Por isso, não se assuste ao verificar que sua velocidade de upload ou que o plano escolhido por você tem menos velocidade de upload. 

Para utilizar o Facebook Live, por exemplo, para um bom desempenho é necessária uma velocidade de upload de 5,7 Mbps. 

Para usar o Zoom, a velocidade de upload recomendada é de 1,2 a 3 Mbps. 

O que é Ping?

O ping mede a velocidade de resposta entre dois aparelhos quando eles enviam informações mutuamente por meio de uma rede. 

Quanto mais rápido o tempo de resposta, melhor é o desempenho de sua internet. 

O que é um bom ping?

Um ping é medido em milissegundos (ms). Se ao fazer o teste de velocidade de conexão, seu ping for menor que 50 ms, significa que você tem uma internet de qualidade e é capaz de executar qualquer atividade sem perder tempo.

O ping é sigla de “Packet InterNet Grouper”, porém seu criador Michael Muuss, revelou que deu esse nome para fazer uma analogia ao som de um sonar. 

O sonar é um instrumento utilizado na navegação, pesca, no estudo e pesquisa dos oceanos e estudos atmosféricos. 

Nesse sentido, o ping age semelhante a um sonar só que de forma online. Através do ping, seu computador mede em quantos milissegundos (ms) um pacote de dados vai até seu destino e volta, ou seja, quanto menor o valor do ping, mais rápida é sua conexão. 

Qual velocidade de download e upload ideal para você?

Isso depende das atividades que você faz online. Os planos da HughesNet foram pensados para atender a necessidades específicas, tanto na velocidade de download quanto na velocidade de upload.

Por exemplo, se você utiliza a internet mais à noite, você tem disponível o plano Noite 15 Mega, mais do que suficiente para:

  • Navegar por ao menos 600 horas na internet;
  • Conversar em vídeo por ao menos 60 horas;
  • Ouvir pelo menos 345 horas de música;
  • Assistir a no mínimo 45 horas de vídeos.

Se você utiliza a internet mais no período do dia, há planos HughesNet para o dia que oferecem, por exemplo, velocidade de download de 15 Mbps e velocidade de upload de 3 Mbps. 

Entre em contato conosco para saber qual plano de internet via satélite é o melhor para você e sua família.

Além disso, a internet via satélite da HughesNet oferece tanta velocidade de download quanto velocidade de upload adequada a cada perfil de navegação. 

Outras vantagens da internet via satélite são:

  • É acessível em lugares que a internet via cabo de fibra óptica não chega;
  • É mais estável, pois não oscila com mudanças climáticas;
  • Tem preço acessível;
  • É banda larga;
  • Oferece a possibilidade do Wi-Fi.

Portanto, agora você já sabe o que é velocidade de download, velocidade de upload, ping e ainda entendeu o quanto de velocidade precisa em cada uma delas para exercer várias atividades online, já pode escolher seu plano de internet via satélite com segurança e precisão.

Precisa de ajuda? Converse conosco