fbpx
Internet via rádio não é igual internet via satélite

Internet via rádio não é igual internet via satélite

É um erro bem comum achar que a internet via rádio é igual à internet via satélite, mas são duas formas de conexão muito diferentes. Desse modo, a internet via rádio não é igual à internet via satélite. 

A oferta de internet de qualidade via cabo é baixa em locais afastados dos centros urbanos. Sendo assim, áreas rurais e cidades afastadas são atendidas por internet via rádio. 

Como funciona a internet via rádio?

A internet via rádio funciona de maneira simples. Ela depende de torres instaladas.

O provedor de internet via rádio precisa manter várias torres, distribuídas nos locais em que o serviço estiver disponível. 

A torre do provedor de internet mais perto de sua casa envia o sinal de internet para uma antena. Desse modo, a antena é instalada em sua residência.

Diferente da internet via satélite, ondas de radiofrequência são enviadas pela torre mais próxima de sua casa em vez de ser por um satélite. O sinal é recebido pela antena e transmitido via cabo para um modem, que é conectado à placa de rede de seu computador. 

Também é possível conectar o cabo a um roteador e aproveitar o Wi-Fi.

Como a tecnologia da internet via rádio surgiu?

A tecnologia chamada de Spread Spectrum foi criada por um serviço militar no período da Segunda Guerra Mundial. Acima de tudo, eles queriam inventar uma tecnologia confiável e segura para realizar transmissões de rádio. 

Os sinais transmitidos via Spread Spectrum são difíceis de:

  • Detectar;
  • Interceptar, ou seja, de interromper a conexão;
  • Modular e serem alterados.

Nomes famosos como Nikola Tesla e Hedy Lamar ajudaram no desenvolvimento dessa tecnologia. 

Com base nessa tecnologia a conexão de internet via rádio foi criada.

Desvantagens da internet via rádio

Como todas as opções de conexão, a internet via rádio também tem suas desvantagens. Em comparação com a internet via satélite ela perde na disputa de qualidade.

Em primeiro lugar, a internet via rádio sofre muita instabilidade e interferências no sinal.  

A princípio são transmitidas através das torres para as antenas a instabilidade da conexão é um problema. Além disso, a distância das torres até as residências e as estruturas entre ambos, como prédios e grandes construções, podem interferir no sinal de internet. 

A conexões são prejudicadas por chuvas ou ventos fortes, contudo isso não é uma desvantagem da internet via satélite, que continua com a mesma velocidade independente do clima e funciona com qualidade, mesmo com o sinal vindo diretamente do espaço. 

A velocidade também é uma desvantagem no serviço de internet via rádio. Em suma, ela pode variar entre 1 Mbps e 10 Mbps. Para você ter ideia de quanto isso é devagar, é só comparar com os planos da HughesNet de internet via satélite: de 10 Mbps até 25 Mbps. 

Como última desvantagem, a internet via rádio não tem grandes operadoras atuando no segmento. Isso traz desvantagens desde a assistência técnica quanto ao atendimento e infraestrutura de alcance. 

A HughesNet atua com internet via satélite, é líder mundial no mercado, está disponível em mais de 100 países e oferece assistência técnica 24 horas por dia. Isso faz uma grande diferença. 

E quais são as vantagens da internet via satélite?

A internet via satélite funciona diferente da internet via rádio.

Sobretudo, o sinal vem de um satélite que fica a cerca de 35 mil km da superfície terrestre, que já abrange várias localidades. Sendo assim, não são necessárias torres. 

Essa modalidade de internet também precisa de uma antena, mas não sofre com instabilidade nem interferência como a internet via rádio.

É necessário e fornecido durante a contração do plano:

  • Antena
  • Modem
  • Roteador

Você também decide a velocidade da sua internet e o valor de sua mensalidade, dependendo do plano. 

Ainda assim, a internet via satélite não precisa de cabeamento e infraestrutura terrestre para funcionar. Além disso, ela é banda larga e também disponibiliza Wi-Fi com o roteador. 

Ainda mais, a internet via satélite da HughesNet funciona com a banda Ka. 

O que é a banda Ka?

Banda é uma frequência ou um conjunto de frequências usadas para comunicação sem fio.

Nesse sentido, a banda Ka tem a frequência mais alta para operar. Essa banda tem uma arquitetura de transmissão com possibilidade de gerenciar a largura das bandas, modelos de satélites que oferecem maior qualidade e acesso mais rápido. 

Portanto, as vantagens da internet via satélite e as diferenças com a internet via rádio são muito grandes, mas comumente confundidas. 

Agora que você já sabe os benefícios da internet via satélite, entre em contato conosco! A HughesNet chega até sua região!

Planos HughesNet

WhatsApp

Quero Assinar! 

Precisa de ajuda? Converse conosco